METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A BNCC/2018, apresenta o ato de brincar como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, da criança na Educação Infantil. Direitos esses, que deverão ser conhecidos, estudados e proporcionados às crianças, por nós educadores.
Sobre o brincar a BNCC/18, afirmar:
Brincar, cotidianamente de diversas formas por meio de diferentes linguagens, pedidos de ajuda, narrativas de experiências, registros de vivências e de conhecimentos, ao mesmo tempo em que aprende a compreender o que os outros lhe comunicam.
BRINCAR cotidianamente de diversas formas e com diferentes parceiros, interagindo com as culturas infantis, construindo conhecimentos e desenvolvendo sua imaginação, sua criatividade, suas capacidades emocionais, motoras, cognitivas e relacionais.
BRINCAR cotidianamente de diversas formas nos tempos livres, porque na Educação Infantil, nos demais tempos, o cuidado será fundamental, cuidar das crianças é tão importante quanto brincar.
BRINCAR cotidianamente de diversas formas com protagonismo, tanto no planejamento como na realização das atividades recorrentes da vida cotidiana, na escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo linguagens e elaborando conhecimentos.
BRINCAR cotidianamente de diversas formas com as brincadeiras planejadas pela professora e com os colegas que melhor se identifica, porque assim sentirá maior segurança para realizar as atividades.
Ao utilizar o jogo como ferramenta didática, o professor deve se atentar para algumas atitudes que são importantes e que irão facilitar e enriquecer sua prática pedagógica.
Assinale as alternativas que contemplam essa afirmativa.
I-Escolher o ambiente adequado para o uso dos jogos.
II-Dispensar as anotações e registro de observação do desempenho dos alunos durante os jogos, porque uma atividade lúdica deve ser livre.
III-Discutir e analisar com os alunos o porquê dos jogos, os seus objetivos, bem como as relações e atitudes que podem surgir ou não durante os jogos.
IV-Interromper o jogo sempre que achar necessário, porque os alunos se empolgam tanto que o professor deve estar sempre resolvendo os conflitos que caso venha a surgir.
V-Possibilitar ações físicas que motivem os alunos a serem mentalmente ativas e participativas.
Estão corretas as alternativas:
I, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
IV e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
Avaliar uma criança vai muito além de olhar para ela como um ser meramente observado, realizando uma atividade ou executando um ato, é preciso que haja uma intenção pedagógica avaliativa.
Por tudo isso cabe ao professor da educação infantil:
Marque com um X a única resposta correta.
Ter um olhar crítico – que abranja o princípio da construção do conhecimento.
Ter um olhar determinado – que abranja o processo da construção do ensino.
Ter um olhar centrado – que abranja o processo da construção dos conteúdos.
Ter um olhar holístico – que abranja o processo da construção do conhecimento como um todo.
Ter um olhar focado – que limite todo o processo da construção do conhecimento.
A criança compreende a realidade social na qual está inserida, vivenciando-a simbolicamente, por meio do corpo, de brincadeiras e jogos. A questão a seguir diz respeito a importância dos jogos na Educação Infantil.
Assinale com um V ou com um F as afirmações que se seguem conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos nos jogos são também constitutivos do processo de apropriação de conhecimentos.
( ) O jogo enquanto atividade lúdica propicia a formação do ser autônomo, crítico e criador. Por meio dele, a criança experimenta diferentes emoções.
( ) O desejo de brincar com o outro, de estar jogando juntos, envolve partilha de objetos, espaços, valores, negociações, e diferentes descobertas.
( ) O jogo é importante no processo de desenvolvimento infantil, mas as crianças que estão em processo de alfabetização precisam priorizar outras atividades.
A sequência correta é:
F,V,F,F
F,F,V,V
F,V,V,V
V,F,V,V
V,V,V,F
Leia a afirmativa abaixo;
A brincadeira é uma atividade natural da criança, é uma aprendizagem social. Quando as crianças bem pequenas brincam com os adultos, iniciam-se esse processo de aprendizagem. De imediato, não desempenham um papel muito ativo, mas já se manifestam com risos e murmúrios. Aos poucos, mesmo de forma desajeitada, vai assumindo o papel do adulto, ou seja, de tornar-se parceira.
Se brincarmos com a criança pequena de esconder o rosto, ela aprenderá a reconhecer algumas características essenciais do ato de brincar: Assinale-as nas alternativas abaixo.
I-A possibilidade de troca de papeis. Ora a criança esconde o rosto ora o adulto;
II- O faz-de-conta, “aspecto fictício”, porque o rosto dela não desaparece;
III- A chorar porque escondeu o rosto;
IV- Repetir a brincadeira, voltar ao início por várias vezes.
Estão corretas as alternativas:
II e III;
I e IV;
I, II e IV,
I, III e IV;
I, II e III
Explorar os jogos no ambiente escolar favorece a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Acredita-se que em situação de atividades com jogos, várias habilidades e atitudes são exigidas do aluno. Entre elas: considerar o ponto de vista do grupo, ser coerente, ser racional, justificar as próprias conclusões ,ouvir o outro e adquirir conhecimentos.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) No jogo deve haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar jogadas com prazer e promover a interação entre o grupo de pessoas que participam do jogo.
( ) Na escola existe uma sistematização da aprendizagem já planejada. Assim pensando, percebe-se que o jogo não interfere no êxito ou no fracasso escolar, nem limitam as possibilidades de inserção social dos participantes.
( ) Os jogos aumentam e estimulam as possibilidades da criança construir seus conhecimentos, de elaborar suas hipóteses , de interpretar , de criar e imaginar.
( ) Os horários e rotinas nas escolas estão organizados com muitas atividades pedagógicas e com brincadeiras dirigidas, portanto jogos a brincadeira livre devem ficar em segundo plano.
( ) As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
A resposta correta está contemplada em:
F,F,V,F,V
V,F,V,F,V
V,F,F,V,F
V,V,V,V,F
F,V,F,F,V
Ao brincar com o jogo de Amarelinha podemos trabalhar as habilidades sociais, a autonomia e a identidade, ou seja, engloba todos os campos de experiência.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que trazem aspectos importantes que o jogo de Amarelinha possibilita:
I- A valorização, o reconhecimento da cultura, o contato com a cultura local;
II- A participação em situações diversas de colaboração e compartilhamento;
III- O envolvimento em desafios e iniciativa na busca de soluções de problemas;
IV- A autonomia para se deslocar e brincar, esperando a professora informar sua vez de jogar;
V- O desenvolvimento da oralidade durante a brincadeira, possibilitando a troca, a organização do pensamento, a atenção e a concentração;
Estão corretas apenas as alternativas:
III e IV
I, II e III;
II e V
I, II, III e V;
I, II e IV;
Em consonância com os pressupostos legais para a trabalho pedagógico com a criança de 0 a 5 anos, buscaremos nas DCNEIs (2010, p. 12) a concepção de criança que norteará todo o fazer metodológico que a BNCC/2017 propõe:
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. DCNEIs (2010, p. 12)
Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre a criança:
A criança deve ser vista como sujeito protagonista que produz cultura, com direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas, que seja respeitado o seu ritmo, o seu tempo, as suas singularidades, potencializando o seu desenvolvimento integral.
Porque,
A criança da Educação Infantil ainda é muito pequena, pouco sabe ou só estará “preparada” após os seis anos, no Ensino Fundamental. Assim pensando, as atividades “preparatórias” devem estar sempre presentes no seu dia a dia, visando à aquisição de pré-requisitos necessários por meio das interações e brincadeiras.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
O jogo é um recurso fundamental no processo de interação e desenvolvimento das crianças. Se for direcionado pelo professor é jogo educativo, é ensino, não é jogo infantil. Para Kishimoto, (2015), “o jogo faz parte de uma grande família, a família do jogo, e possui características próprias”.
Assinale abaixo as alternativas que trazem as características próprias do jogo infantil, estudadas por você e que contemplam a afirmativa da autora.
I-Flexibilidade: as crianças aceitam novas combinações de ideias e comportamentos.
II-Controle externo: o professor traz as regras do jogo, ensina as crianças como jogar e comanda o desenvolvimento do jogo.
III-Livre escolha: o jogo infantil só pode ser jogo quando escolhido livre e espontaneamente pela criança.
IV-Controle interno: no jogo infantil, são os próprios jogadores que determinam o desenvolvimento dos acontecimentos do jogo.
Está correto apenas a alternativa:
Brincar, cotidianamente de diversas formas por meio de diferentes linguagens, pedidos de ajuda, narrativas de experiências, registros de vivências e de conhecimentos, ao mesmo tempo em que aprende a compreender o que os outros lhe comunicam.
BRINCAR cotidianamente de diversas formas e com diferentes parceiros, interagindo com as culturas infantis, construindo conhecimentos e desenvolvendo sua imaginação, sua criatividade, suas capacidades emocionais, motoras, cognitivas e relacionais.
BRINCAR cotidianamente de diversas formas nos tempos livres, porque na Educação Infantil, nos demais tempos, o cuidado será fundamental, cuidar das crianças é tão importante quanto brincar.
BRINCAR cotidianamente de diversas formas com protagonismo, tanto no planejamento como na realização das atividades recorrentes da vida cotidiana, na escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo linguagens e elaborando conhecimentos.
BRINCAR cotidianamente de diversas formas com as brincadeiras planejadas pela professora e com os colegas que melhor se identifica, porque assim sentirá maior segurança para realizar as atividades.
Ao utilizar o jogo como ferramenta didática, o professor deve se atentar para algumas atitudes que são importantes e que irão facilitar e enriquecer sua prática pedagógica.
Assinale as alternativas que contemplam essa afirmativa.
I-Escolher o ambiente adequado para o uso dos jogos.
II-Dispensar as anotações e registro de observação do desempenho dos alunos durante os jogos, porque uma atividade lúdica deve ser livre.
III-Discutir e analisar com os alunos o porquê dos jogos, os seus objetivos, bem como as relações e atitudes que podem surgir ou não durante os jogos.
IV-Interromper o jogo sempre que achar necessário, porque os alunos se empolgam tanto que o professor deve estar sempre resolvendo os conflitos que caso venha a surgir.
V-Possibilitar ações físicas que motivem os alunos a serem mentalmente ativas e participativas.
Estão corretas as alternativas:
I, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
IV e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
Avaliar uma criança vai muito além de olhar para ela como um ser meramente observado, realizando uma atividade ou executando um ato, é preciso que haja uma intenção pedagógica avaliativa.
Por tudo isso cabe ao professor da educação infantil:
Marque com um X a única resposta correta.
Ter um olhar crítico – que abranja o princípio da construção do conhecimento.
Ter um olhar determinado – que abranja o processo da construção do ensino.
Ter um olhar centrado – que abranja o processo da construção dos conteúdos.
Ter um olhar holístico – que abranja o processo da construção do conhecimento como um todo.
Ter um olhar focado – que limite todo o processo da construção do conhecimento.
A criança compreende a realidade social na qual está inserida, vivenciando-a simbolicamente, por meio do corpo, de brincadeiras e jogos. A questão a seguir diz respeito a importância dos jogos na Educação Infantil.
Assinale com um V ou com um F as afirmações que se seguem conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos nos jogos são também constitutivos do processo de apropriação de conhecimentos.
( ) O jogo enquanto atividade lúdica propicia a formação do ser autônomo, crítico e criador. Por meio dele, a criança experimenta diferentes emoções.
( ) O desejo de brincar com o outro, de estar jogando juntos, envolve partilha de objetos, espaços, valores, negociações, e diferentes descobertas.
( ) O jogo é importante no processo de desenvolvimento infantil, mas as crianças que estão em processo de alfabetização precisam priorizar outras atividades.
A sequência correta é:
F,V,F,F
F,F,V,V
F,V,V,V
V,F,V,V
V,V,V,F
Leia a afirmativa abaixo;
A brincadeira é uma atividade natural da criança, é uma aprendizagem social. Quando as crianças bem pequenas brincam com os adultos, iniciam-se esse processo de aprendizagem. De imediato, não desempenham um papel muito ativo, mas já se manifestam com risos e murmúrios. Aos poucos, mesmo de forma desajeitada, vai assumindo o papel do adulto, ou seja, de tornar-se parceira.
Se brincarmos com a criança pequena de esconder o rosto, ela aprenderá a reconhecer algumas características essenciais do ato de brincar: Assinale-as nas alternativas abaixo.
I-A possibilidade de troca de papeis. Ora a criança esconde o rosto ora o adulto;
II- O faz-de-conta, “aspecto fictício”, porque o rosto dela não desaparece;
III- A chorar porque escondeu o rosto;
IV- Repetir a brincadeira, voltar ao início por várias vezes.
Estão corretas as alternativas:
II e III;
I e IV;
I, II e IV,
I, III e IV;
I, II e III
Explorar os jogos no ambiente escolar favorece a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Acredita-se que em situação de atividades com jogos, várias habilidades e atitudes são exigidas do aluno. Entre elas: considerar o ponto de vista do grupo, ser coerente, ser racional, justificar as próprias conclusões ,ouvir o outro e adquirir conhecimentos.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) No jogo deve haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar jogadas com prazer e promover a interação entre o grupo de pessoas que participam do jogo.
( ) Na escola existe uma sistematização da aprendizagem já planejada. Assim pensando, percebe-se que o jogo não interfere no êxito ou no fracasso escolar, nem limitam as possibilidades de inserção social dos participantes.
( ) Os jogos aumentam e estimulam as possibilidades da criança construir seus conhecimentos, de elaborar suas hipóteses , de interpretar , de criar e imaginar.
( ) Os horários e rotinas nas escolas estão organizados com muitas atividades pedagógicas e com brincadeiras dirigidas, portanto jogos a brincadeira livre devem ficar em segundo plano.
( ) As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
A resposta correta está contemplada em:
F,F,V,F,V
V,F,V,F,V
V,F,F,V,F
V,V,V,V,F
F,V,F,F,V
Ao brincar com o jogo de Amarelinha podemos trabalhar as habilidades sociais, a autonomia e a identidade, ou seja, engloba todos os campos de experiência.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que trazem aspectos importantes que o jogo de Amarelinha possibilita:
I- A valorização, o reconhecimento da cultura, o contato com a cultura local;
II- A participação em situações diversas de colaboração e compartilhamento;
III- O envolvimento em desafios e iniciativa na busca de soluções de problemas;
IV- A autonomia para se deslocar e brincar, esperando a professora informar sua vez de jogar;
V- O desenvolvimento da oralidade durante a brincadeira, possibilitando a troca, a organização do pensamento, a atenção e a concentração;
Estão corretas apenas as alternativas:
III e IV
I, II e III;
II e V
I, II, III e V;
I, II e IV;
Em consonância com os pressupostos legais para a trabalho pedagógico com a criança de 0 a 5 anos, buscaremos nas DCNEIs (2010, p. 12) a concepção de criança que norteará todo o fazer metodológico que a BNCC/2017 propõe:
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. DCNEIs (2010, p. 12)
Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre a criança:
A criança deve ser vista como sujeito protagonista que produz cultura, com direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas, que seja respeitado o seu ritmo, o seu tempo, as suas singularidades, potencializando o seu desenvolvimento integral.
Porque,
A criança da Educação Infantil ainda é muito pequena, pouco sabe ou só estará “preparada” após os seis anos, no Ensino Fundamental. Assim pensando, as atividades “preparatórias” devem estar sempre presentes no seu dia a dia, visando à aquisição de pré-requisitos necessários por meio das interações e brincadeiras.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
O jogo é um recurso fundamental no processo de interação e desenvolvimento das crianças. Se for direcionado pelo professor é jogo educativo, é ensino, não é jogo infantil. Para Kishimoto, (2015), “o jogo faz parte de uma grande família, a família do jogo, e possui características próprias”.
Assinale abaixo as alternativas que trazem as características próprias do jogo infantil, estudadas por você e que contemplam a afirmativa da autora.
I-Flexibilidade: as crianças aceitam novas combinações de ideias e comportamentos.
II-Controle externo: o professor traz as regras do jogo, ensina as crianças como jogar e comanda o desenvolvimento do jogo.
III-Livre escolha: o jogo infantil só pode ser jogo quando escolhido livre e espontaneamente pela criança.
IV-Controle interno: no jogo infantil, são os próprios jogadores que determinam o desenvolvimento dos acontecimentos do jogo.
Está correto apenas a alternativa:
I, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
IV e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
Avaliar uma criança vai muito além de olhar para ela como um ser meramente observado, realizando uma atividade ou executando um ato, é preciso que haja uma intenção pedagógica avaliativa.
Por tudo isso cabe ao professor da educação infantil:
Marque com um X a única resposta correta.
Ter um olhar crítico – que abranja o princípio da construção do conhecimento.
Ter um olhar determinado – que abranja o processo da construção do ensino.
Ter um olhar centrado – que abranja o processo da construção dos conteúdos.
Ter um olhar holístico – que abranja o processo da construção do conhecimento como um todo.
Ter um olhar focado – que limite todo o processo da construção do conhecimento.
A criança compreende a realidade social na qual está inserida, vivenciando-a simbolicamente, por meio do corpo, de brincadeiras e jogos. A questão a seguir diz respeito a importância dos jogos na Educação Infantil.
Assinale com um V ou com um F as afirmações que se seguem conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos nos jogos são também constitutivos do processo de apropriação de conhecimentos.
( ) O jogo enquanto atividade lúdica propicia a formação do ser autônomo, crítico e criador. Por meio dele, a criança experimenta diferentes emoções.
( ) O desejo de brincar com o outro, de estar jogando juntos, envolve partilha de objetos, espaços, valores, negociações, e diferentes descobertas.
( ) O jogo é importante no processo de desenvolvimento infantil, mas as crianças que estão em processo de alfabetização precisam priorizar outras atividades.
A sequência correta é:
F,V,F,F
F,F,V,V
F,V,V,V
V,F,V,V
V,V,V,F
Leia a afirmativa abaixo;
A brincadeira é uma atividade natural da criança, é uma aprendizagem social. Quando as crianças bem pequenas brincam com os adultos, iniciam-se esse processo de aprendizagem. De imediato, não desempenham um papel muito ativo, mas já se manifestam com risos e murmúrios. Aos poucos, mesmo de forma desajeitada, vai assumindo o papel do adulto, ou seja, de tornar-se parceira.
Se brincarmos com a criança pequena de esconder o rosto, ela aprenderá a reconhecer algumas características essenciais do ato de brincar: Assinale-as nas alternativas abaixo.
I-A possibilidade de troca de papeis. Ora a criança esconde o rosto ora o adulto;
II- O faz-de-conta, “aspecto fictício”, porque o rosto dela não desaparece;
III- A chorar porque escondeu o rosto;
IV- Repetir a brincadeira, voltar ao início por várias vezes.
Estão corretas as alternativas:
II e III;
I e IV;
I, II e IV,
I, III e IV;
I, II e III
Explorar os jogos no ambiente escolar favorece a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Acredita-se que em situação de atividades com jogos, várias habilidades e atitudes são exigidas do aluno. Entre elas: considerar o ponto de vista do grupo, ser coerente, ser racional, justificar as próprias conclusões ,ouvir o outro e adquirir conhecimentos.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) No jogo deve haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar jogadas com prazer e promover a interação entre o grupo de pessoas que participam do jogo.
( ) Na escola existe uma sistematização da aprendizagem já planejada. Assim pensando, percebe-se que o jogo não interfere no êxito ou no fracasso escolar, nem limitam as possibilidades de inserção social dos participantes.
( ) Os jogos aumentam e estimulam as possibilidades da criança construir seus conhecimentos, de elaborar suas hipóteses , de interpretar , de criar e imaginar.
( ) Os horários e rotinas nas escolas estão organizados com muitas atividades pedagógicas e com brincadeiras dirigidas, portanto jogos a brincadeira livre devem ficar em segundo plano.
( ) As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
A resposta correta está contemplada em:
F,F,V,F,V
V,F,V,F,V
V,F,F,V,F
V,V,V,V,F
F,V,F,F,V
Ao brincar com o jogo de Amarelinha podemos trabalhar as habilidades sociais, a autonomia e a identidade, ou seja, engloba todos os campos de experiência.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que trazem aspectos importantes que o jogo de Amarelinha possibilita:
I- A valorização, o reconhecimento da cultura, o contato com a cultura local;
II- A participação em situações diversas de colaboração e compartilhamento;
III- O envolvimento em desafios e iniciativa na busca de soluções de problemas;
IV- A autonomia para se deslocar e brincar, esperando a professora informar sua vez de jogar;
V- O desenvolvimento da oralidade durante a brincadeira, possibilitando a troca, a organização do pensamento, a atenção e a concentração;
Estão corretas apenas as alternativas:
III e IV
I, II e III;
II e V
I, II, III e V;
I, II e IV;
Em consonância com os pressupostos legais para a trabalho pedagógico com a criança de 0 a 5 anos, buscaremos nas DCNEIs (2010, p. 12) a concepção de criança que norteará todo o fazer metodológico que a BNCC/2017 propõe:
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. DCNEIs (2010, p. 12)
Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre a criança:
A criança deve ser vista como sujeito protagonista que produz cultura, com direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas, que seja respeitado o seu ritmo, o seu tempo, as suas singularidades, potencializando o seu desenvolvimento integral.
Porque,
A criança da Educação Infantil ainda é muito pequena, pouco sabe ou só estará “preparada” após os seis anos, no Ensino Fundamental. Assim pensando, as atividades “preparatórias” devem estar sempre presentes no seu dia a dia, visando à aquisição de pré-requisitos necessários por meio das interações e brincadeiras.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
O jogo é um recurso fundamental no processo de interação e desenvolvimento das crianças. Se for direcionado pelo professor é jogo educativo, é ensino, não é jogo infantil. Para Kishimoto, (2015), “o jogo faz parte de uma grande família, a família do jogo, e possui características próprias”.
Assinale abaixo as alternativas que trazem as características próprias do jogo infantil, estudadas por você e que contemplam a afirmativa da autora.
I-Flexibilidade: as crianças aceitam novas combinações de ideias e comportamentos.
II-Controle externo: o professor traz as regras do jogo, ensina as crianças como jogar e comanda o desenvolvimento do jogo.
III-Livre escolha: o jogo infantil só pode ser jogo quando escolhido livre e espontaneamente pela criança.
IV-Controle interno: no jogo infantil, são os próprios jogadores que determinam o desenvolvimento dos acontecimentos do jogo.
Está correto apenas a alternativa:
Ter um olhar crítico – que abranja o princípio da construção do conhecimento.
Ter um olhar determinado – que abranja o processo da construção do ensino.
Ter um olhar centrado – que abranja o processo da construção dos conteúdos.
Ter um olhar holístico – que abranja o processo da construção do conhecimento como um todo.
Ter um olhar focado – que limite todo o processo da construção do conhecimento.
A criança compreende a realidade social na qual está inserida, vivenciando-a simbolicamente, por meio do corpo, de brincadeiras e jogos. A questão a seguir diz respeito a importância dos jogos na Educação Infantil.
Assinale com um V ou com um F as afirmações que se seguem conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos nos jogos são também constitutivos do processo de apropriação de conhecimentos.
( ) O jogo enquanto atividade lúdica propicia a formação do ser autônomo, crítico e criador. Por meio dele, a criança experimenta diferentes emoções.
( ) O desejo de brincar com o outro, de estar jogando juntos, envolve partilha de objetos, espaços, valores, negociações, e diferentes descobertas.
( ) O jogo é importante no processo de desenvolvimento infantil, mas as crianças que estão em processo de alfabetização precisam priorizar outras atividades.
A sequência correta é:
F,V,F,F
F,F,V,V
F,V,V,V
V,F,V,V
V,V,V,F
Leia a afirmativa abaixo;
A brincadeira é uma atividade natural da criança, é uma aprendizagem social. Quando as crianças bem pequenas brincam com os adultos, iniciam-se esse processo de aprendizagem. De imediato, não desempenham um papel muito ativo, mas já se manifestam com risos e murmúrios. Aos poucos, mesmo de forma desajeitada, vai assumindo o papel do adulto, ou seja, de tornar-se parceira.
Se brincarmos com a criança pequena de esconder o rosto, ela aprenderá a reconhecer algumas características essenciais do ato de brincar: Assinale-as nas alternativas abaixo.
I-A possibilidade de troca de papeis. Ora a criança esconde o rosto ora o adulto;
II- O faz-de-conta, “aspecto fictício”, porque o rosto dela não desaparece;
III- A chorar porque escondeu o rosto;
IV- Repetir a brincadeira, voltar ao início por várias vezes.
Estão corretas as alternativas:
II e III;
I e IV;
I, II e IV,
I, III e IV;
I, II e III
Explorar os jogos no ambiente escolar favorece a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Acredita-se que em situação de atividades com jogos, várias habilidades e atitudes são exigidas do aluno. Entre elas: considerar o ponto de vista do grupo, ser coerente, ser racional, justificar as próprias conclusões ,ouvir o outro e adquirir conhecimentos.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) No jogo deve haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar jogadas com prazer e promover a interação entre o grupo de pessoas que participam do jogo.
( ) Na escola existe uma sistematização da aprendizagem já planejada. Assim pensando, percebe-se que o jogo não interfere no êxito ou no fracasso escolar, nem limitam as possibilidades de inserção social dos participantes.
( ) Os jogos aumentam e estimulam as possibilidades da criança construir seus conhecimentos, de elaborar suas hipóteses , de interpretar , de criar e imaginar.
( ) Os horários e rotinas nas escolas estão organizados com muitas atividades pedagógicas e com brincadeiras dirigidas, portanto jogos a brincadeira livre devem ficar em segundo plano.
( ) As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
A resposta correta está contemplada em:
F,F,V,F,V
V,F,V,F,V
V,F,F,V,F
V,V,V,V,F
F,V,F,F,V
Ao brincar com o jogo de Amarelinha podemos trabalhar as habilidades sociais, a autonomia e a identidade, ou seja, engloba todos os campos de experiência.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que trazem aspectos importantes que o jogo de Amarelinha possibilita:
I- A valorização, o reconhecimento da cultura, o contato com a cultura local;
II- A participação em situações diversas de colaboração e compartilhamento;
III- O envolvimento em desafios e iniciativa na busca de soluções de problemas;
IV- A autonomia para se deslocar e brincar, esperando a professora informar sua vez de jogar;
V- O desenvolvimento da oralidade durante a brincadeira, possibilitando a troca, a organização do pensamento, a atenção e a concentração;
Estão corretas apenas as alternativas:
III e IV
I, II e III;
II e V
I, II, III e V;
I, II e IV;
Em consonância com os pressupostos legais para a trabalho pedagógico com a criança de 0 a 5 anos, buscaremos nas DCNEIs (2010, p. 12) a concepção de criança que norteará todo o fazer metodológico que a BNCC/2017 propõe:
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. DCNEIs (2010, p. 12)
Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre a criança:
A criança deve ser vista como sujeito protagonista que produz cultura, com direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas, que seja respeitado o seu ritmo, o seu tempo, as suas singularidades, potencializando o seu desenvolvimento integral.
Porque,
A criança da Educação Infantil ainda é muito pequena, pouco sabe ou só estará “preparada” após os seis anos, no Ensino Fundamental. Assim pensando, as atividades “preparatórias” devem estar sempre presentes no seu dia a dia, visando à aquisição de pré-requisitos necessários por meio das interações e brincadeiras.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
O jogo é um recurso fundamental no processo de interação e desenvolvimento das crianças. Se for direcionado pelo professor é jogo educativo, é ensino, não é jogo infantil. Para Kishimoto, (2015), “o jogo faz parte de uma grande família, a família do jogo, e possui características próprias”.
Assinale abaixo as alternativas que trazem as características próprias do jogo infantil, estudadas por você e que contemplam a afirmativa da autora.
I-Flexibilidade: as crianças aceitam novas combinações de ideias e comportamentos.
II-Controle externo: o professor traz as regras do jogo, ensina as crianças como jogar e comanda o desenvolvimento do jogo.
III-Livre escolha: o jogo infantil só pode ser jogo quando escolhido livre e espontaneamente pela criança.
IV-Controle interno: no jogo infantil, são os próprios jogadores que determinam o desenvolvimento dos acontecimentos do jogo.
Está correto apenas a alternativa:
F,V,F,F
F,F,V,V
F,V,V,V
V,F,V,V
V,V,V,F
Leia a afirmativa abaixo;
A brincadeira é uma atividade natural da criança, é uma aprendizagem social. Quando as crianças bem pequenas brincam com os adultos, iniciam-se esse processo de aprendizagem. De imediato, não desempenham um papel muito ativo, mas já se manifestam com risos e murmúrios. Aos poucos, mesmo de forma desajeitada, vai assumindo o papel do adulto, ou seja, de tornar-se parceira.
Se brincarmos com a criança pequena de esconder o rosto, ela aprenderá a reconhecer algumas características essenciais do ato de brincar: Assinale-as nas alternativas abaixo.
I-A possibilidade de troca de papeis. Ora a criança esconde o rosto ora o adulto;
II- O faz-de-conta, “aspecto fictício”, porque o rosto dela não desaparece;
III- A chorar porque escondeu o rosto;
IV- Repetir a brincadeira, voltar ao início por várias vezes.
Estão corretas as alternativas:
II e III;
I e IV;
I, II e IV,
I, III e IV;
I, II e III
Explorar os jogos no ambiente escolar favorece a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Acredita-se que em situação de atividades com jogos, várias habilidades e atitudes são exigidas do aluno. Entre elas: considerar o ponto de vista do grupo, ser coerente, ser racional, justificar as próprias conclusões ,ouvir o outro e adquirir conhecimentos.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) No jogo deve haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar jogadas com prazer e promover a interação entre o grupo de pessoas que participam do jogo.
( ) Na escola existe uma sistematização da aprendizagem já planejada. Assim pensando, percebe-se que o jogo não interfere no êxito ou no fracasso escolar, nem limitam as possibilidades de inserção social dos participantes.
( ) Os jogos aumentam e estimulam as possibilidades da criança construir seus conhecimentos, de elaborar suas hipóteses , de interpretar , de criar e imaginar.
( ) Os horários e rotinas nas escolas estão organizados com muitas atividades pedagógicas e com brincadeiras dirigidas, portanto jogos a brincadeira livre devem ficar em segundo plano.
( ) As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
A resposta correta está contemplada em:
F,F,V,F,V
V,F,V,F,V
V,F,F,V,F
V,V,V,V,F
F,V,F,F,V
Ao brincar com o jogo de Amarelinha podemos trabalhar as habilidades sociais, a autonomia e a identidade, ou seja, engloba todos os campos de experiência.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que trazem aspectos importantes que o jogo de Amarelinha possibilita:
I- A valorização, o reconhecimento da cultura, o contato com a cultura local;
II- A participação em situações diversas de colaboração e compartilhamento;
III- O envolvimento em desafios e iniciativa na busca de soluções de problemas;
IV- A autonomia para se deslocar e brincar, esperando a professora informar sua vez de jogar;
V- O desenvolvimento da oralidade durante a brincadeira, possibilitando a troca, a organização do pensamento, a atenção e a concentração;
Estão corretas apenas as alternativas:
III e IV
I, II e III;
II e V
I, II, III e V;
I, II e IV;
Em consonância com os pressupostos legais para a trabalho pedagógico com a criança de 0 a 5 anos, buscaremos nas DCNEIs (2010, p. 12) a concepção de criança que norteará todo o fazer metodológico que a BNCC/2017 propõe:
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. DCNEIs (2010, p. 12)
Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre a criança:
A criança deve ser vista como sujeito protagonista que produz cultura, com direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas, que seja respeitado o seu ritmo, o seu tempo, as suas singularidades, potencializando o seu desenvolvimento integral.
Porque,
A criança da Educação Infantil ainda é muito pequena, pouco sabe ou só estará “preparada” após os seis anos, no Ensino Fundamental. Assim pensando, as atividades “preparatórias” devem estar sempre presentes no seu dia a dia, visando à aquisição de pré-requisitos necessários por meio das interações e brincadeiras.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
O jogo é um recurso fundamental no processo de interação e desenvolvimento das crianças. Se for direcionado pelo professor é jogo educativo, é ensino, não é jogo infantil. Para Kishimoto, (2015), “o jogo faz parte de uma grande família, a família do jogo, e possui características próprias”.
Assinale abaixo as alternativas que trazem as características próprias do jogo infantil, estudadas por você e que contemplam a afirmativa da autora.
I-Flexibilidade: as crianças aceitam novas combinações de ideias e comportamentos.
II-Controle externo: o professor traz as regras do jogo, ensina as crianças como jogar e comanda o desenvolvimento do jogo.
III-Livre escolha: o jogo infantil só pode ser jogo quando escolhido livre e espontaneamente pela criança.
IV-Controle interno: no jogo infantil, são os próprios jogadores que determinam o desenvolvimento dos acontecimentos do jogo.
Está correto apenas a alternativa:
II e III;
I e IV;
I, II e IV,
I, III e IV;
I, II e III
Explorar os jogos no ambiente escolar favorece a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Acredita-se que em situação de atividades com jogos, várias habilidades e atitudes são exigidas do aluno. Entre elas: considerar o ponto de vista do grupo, ser coerente, ser racional, justificar as próprias conclusões ,ouvir o outro e adquirir conhecimentos.
Diante da afirmativa,analise as frases abaixo e assinale com V a alternativa verdadeira e com F a alternativa falsa.
( ) No jogo deve haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar jogadas com prazer e promover a interação entre o grupo de pessoas que participam do jogo.
( ) Na escola existe uma sistematização da aprendizagem já planejada. Assim pensando, percebe-se que o jogo não interfere no êxito ou no fracasso escolar, nem limitam as possibilidades de inserção social dos participantes.
( ) Os jogos aumentam e estimulam as possibilidades da criança construir seus conhecimentos, de elaborar suas hipóteses , de interpretar , de criar e imaginar.
( ) Os horários e rotinas nas escolas estão organizados com muitas atividades pedagógicas e com brincadeiras dirigidas, portanto jogos a brincadeira livre devem ficar em segundo plano.
( ) As brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade (também chamados de jogos de tabuleiro), jogos tradicionais, propiciam a ampliação dos conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica.
A resposta correta está contemplada em:
F,F,V,F,V
V,F,V,F,V
V,F,F,V,F
V,V,V,V,F
F,V,F,F,V
Ao brincar com o jogo de Amarelinha podemos trabalhar as habilidades sociais, a autonomia e a identidade, ou seja, engloba todos os campos de experiência.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que trazem aspectos importantes que o jogo de Amarelinha possibilita:
I- A valorização, o reconhecimento da cultura, o contato com a cultura local;
II- A participação em situações diversas de colaboração e compartilhamento;
III- O envolvimento em desafios e iniciativa na busca de soluções de problemas;
IV- A autonomia para se deslocar e brincar, esperando a professora informar sua vez de jogar;
V- O desenvolvimento da oralidade durante a brincadeira, possibilitando a troca, a organização do pensamento, a atenção e a concentração;
Estão corretas apenas as alternativas:
III e IV
I, II e III;
II e V
I, II, III e V;
I, II e IV;
Em consonância com os pressupostos legais para a trabalho pedagógico com a criança de 0 a 5 anos, buscaremos nas DCNEIs (2010, p. 12) a concepção de criança que norteará todo o fazer metodológico que a BNCC/2017 propõe:
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. DCNEIs (2010, p. 12)
Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre a criança:
A criança deve ser vista como sujeito protagonista que produz cultura, com direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas, que seja respeitado o seu ritmo, o seu tempo, as suas singularidades, potencializando o seu desenvolvimento integral.
Porque,
A criança da Educação Infantil ainda é muito pequena, pouco sabe ou só estará “preparada” após os seis anos, no Ensino Fundamental. Assim pensando, as atividades “preparatórias” devem estar sempre presentes no seu dia a dia, visando à aquisição de pré-requisitos necessários por meio das interações e brincadeiras.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
O jogo é um recurso fundamental no processo de interação e desenvolvimento das crianças. Se for direcionado pelo professor é jogo educativo, é ensino, não é jogo infantil. Para Kishimoto, (2015), “o jogo faz parte de uma grande família, a família do jogo, e possui características próprias”.
Assinale abaixo as alternativas que trazem as características próprias do jogo infantil, estudadas por você e que contemplam a afirmativa da autora.
I-Flexibilidade: as crianças aceitam novas combinações de ideias e comportamentos.
II-Controle externo: o professor traz as regras do jogo, ensina as crianças como jogar e comanda o desenvolvimento do jogo.
III-Livre escolha: o jogo infantil só pode ser jogo quando escolhido livre e espontaneamente pela criança.
IV-Controle interno: no jogo infantil, são os próprios jogadores que determinam o desenvolvimento dos acontecimentos do jogo.
Está correto apenas a alternativa:
F,F,V,F,V
V,F,V,F,V
V,F,F,V,F
V,V,V,V,F
F,V,F,F,V
Ao brincar com o jogo de Amarelinha podemos trabalhar as habilidades sociais, a autonomia e a identidade, ou seja, engloba todos os campos de experiência.
Assinale nas alternativas abaixo aquelas que trazem aspectos importantes que o jogo de Amarelinha possibilita:
I- A valorização, o reconhecimento da cultura, o contato com a cultura local;
II- A participação em situações diversas de colaboração e compartilhamento;
III- O envolvimento em desafios e iniciativa na busca de soluções de problemas;
IV- A autonomia para se deslocar e brincar, esperando a professora informar sua vez de jogar;
V- O desenvolvimento da oralidade durante a brincadeira, possibilitando a troca, a organização do pensamento, a atenção e a concentração;
Estão corretas apenas as alternativas:
III e IV
I, II e III;
II e V
I, II, III e V;
I, II e IV;
Em consonância com os pressupostos legais para a trabalho pedagógico com a criança de 0 a 5 anos, buscaremos nas DCNEIs (2010, p. 12) a concepção de criança que norteará todo o fazer metodológico que a BNCC/2017 propõe:
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. DCNEIs (2010, p. 12)
Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre a criança:
A criança deve ser vista como sujeito protagonista que produz cultura, com direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas, que seja respeitado o seu ritmo, o seu tempo, as suas singularidades, potencializando o seu desenvolvimento integral.
Porque,
A criança da Educação Infantil ainda é muito pequena, pouco sabe ou só estará “preparada” após os seis anos, no Ensino Fundamental. Assim pensando, as atividades “preparatórias” devem estar sempre presentes no seu dia a dia, visando à aquisição de pré-requisitos necessários por meio das interações e brincadeiras.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
O jogo é um recurso fundamental no processo de interação e desenvolvimento das crianças. Se for direcionado pelo professor é jogo educativo, é ensino, não é jogo infantil. Para Kishimoto, (2015), “o jogo faz parte de uma grande família, a família do jogo, e possui características próprias”.
Assinale abaixo as alternativas que trazem as características próprias do jogo infantil, estudadas por você e que contemplam a afirmativa da autora.
I-Flexibilidade: as crianças aceitam novas combinações de ideias e comportamentos.
II-Controle externo: o professor traz as regras do jogo, ensina as crianças como jogar e comanda o desenvolvimento do jogo.
III-Livre escolha: o jogo infantil só pode ser jogo quando escolhido livre e espontaneamente pela criança.
IV-Controle interno: no jogo infantil, são os próprios jogadores que determinam o desenvolvimento dos acontecimentos do jogo.
Está correto apenas a alternativa:
III e IV
I, II e III;
II e V
I, II, III e V;
I, II e IV;
Em consonância com os pressupostos legais para a trabalho pedagógico com a criança de 0 a 5 anos, buscaremos nas DCNEIs (2010, p. 12) a concepção de criança que norteará todo o fazer metodológico que a BNCC/2017 propõe:
Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. DCNEIs (2010, p. 12)
Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre a criança:
A criança deve ser vista como sujeito protagonista que produz cultura, com direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas, que seja respeitado o seu ritmo, o seu tempo, as suas singularidades, potencializando o seu desenvolvimento integral.
Porque,
A criança da Educação Infantil ainda é muito pequena, pouco sabe ou só estará “preparada” após os seis anos, no Ensino Fundamental. Assim pensando, as atividades “preparatórias” devem estar sempre presentes no seu dia a dia, visando à aquisição de pré-requisitos necessários por meio das interações e brincadeiras.
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
O jogo é um recurso fundamental no processo de interação e desenvolvimento das crianças. Se for direcionado pelo professor é jogo educativo, é ensino, não é jogo infantil. Para Kishimoto, (2015), “o jogo faz parte de uma grande família, a família do jogo, e possui características próprias”.
Assinale abaixo as alternativas que trazem as características próprias do jogo infantil, estudadas por você e que contemplam a afirmativa da autora.
I-Flexibilidade: as crianças aceitam novas combinações de ideias e comportamentos.
II-Controle externo: o professor traz as regras do jogo, ensina as crianças como jogar e comanda o desenvolvimento do jogo.
III-Livre escolha: o jogo infantil só pode ser jogo quando escolhido livre e espontaneamente pela criança.
IV-Controle interno: no jogo infantil, são os próprios jogadores que determinam o desenvolvimento dos acontecimentos do jogo.
Está correto apenas a alternativa:
As duas asserções são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.